De onde viemos


Artemisia Centro de Desenvolvimento Humano

Artemisia Centro de Desenvolvimento Humano

O trabalho sistematizado sobre a própria biografia como caminho de autodesenvolvimento surgiu em meados do século passado, pelo impulso do psiquiatra holandês Bernard Livegoed. Fundamentando-se no conhecimento legado por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, Livegoed desenvolveu um método de abordagem das fases da vida, considerando a jornada de vida uma fonte inesgotável de dados de grande efeito terapêutico para a autoeducação. Ele criou uma metodologia para enxergar as questões dos clientes no contexto ampliado de sua biografia.

Através desta abordagem, ele tornou evidente que cada individualidade tem diante de si o desafio de ordenar, equilibrar e fortalecer a sua vida emocional e está em algum ponto do seu caminho de desenvolvimento pessoal e humano. O conhecimento das fases da vida e a retrospectiva biográfica tornou-se uma trilha segura para aqueles que querem saber “Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou?”

O Biográfico foi trazido para o Brasil pela médica Gudrun Burkhard fundadora da Clínica Tobias, local de práticas médicas e terapêuticas fundamentadas na antroposofia. Gudrun e seu marido, Daniel Burkhard, também fundam juntos a Artemísia Centro de Desenvolvimento Humano, local onde os biográficos começaram a ser feitos, associados a um processo de revitalização e desintoxicação física. Conhecer as fases da vida, enxergar a sua jornada de vida, encontrar na própria biografia os pontos de estagnação, objetivar as experiências difíceis, encontrar as forças transformadoras favoráveis ao próprio desenvolvimento, continuam a ser os pontos relevantes do Biográfico.

Dra. Gudrun dedica toda a sua vida ao impulso da biografia humana. Escreveu diversos livros, e fundou a Escola de Formação Biográfica para ampliar a formação de profissionais das áreas de saúde, de consultoria e de coaching. Hoje existem 3 escolas de Formação em Aconselhamento biográfico no Brasil e um grande contingente de aconselhadores biográficos, já atuantes. A Artemísia representou no Brasil e irradiou para o mundo esse impulso terapêutico fundamentado na biografia humana.

 
 
 
 

Fundamentos do trabalho biográfico

Quem é a Antroposofia?

Extraído do livro  “Rudolf Steiner en el Museo Nacional de Bellas Artes” .  Un Éfeso espiritual , 28 de deciembre de 1923

Extraído do livro “Rudolf Steiner en el Museo Nacional de Bellas Artes”. Un Éfeso espiritual, 28 de deciembre de 1923

(Ciência, Arte e Espiritualidade)

Todo ser humano traz, juntamente com o seu “ser do cotidiano”, um “ser maior”. Este ser vive no seu mais íntimo e permanecerá invisível até acordar. E cada um, e somente ele próprio poderá despertar este “ser maior” dentro de si. Para quem assim proceder chegará o dia em que um mundo novo se descortinará.
— Rudolf Steiner
Photo by  Caleb Lucas  on  Unsplash

Photo by Caleb Lucas on Unsplash

Empresários, pedagogos, médicos, agricultores, arquitetos, artistas, engenheiros, farmacêuticos, administradores, enfermeiros, sacerdotes, afluíram ao centro da Europa onde Rudolf Steiner falava de uma abordagem científica que incluía a arte e a espiritualidade.

Sua obra completa é constituída por cerca de 30 livros e seis mil palestras com diretrizes para a renovação de muitas áreas de atividade humana, assim como métodos de sustentação do desenvolvimento pessoal. Encontra-se editada em várias línguas.

Este corpo de conhecimento denominado por Rudolf Steiner de Antroposofia (antropo=homem e sofia=sabedoria) continua sendo consolidado e desenvolvido por uma rede de pessoas de todos os ramos de pesquisa, com aplicação prática em todo o mundo. Muitos novos impulsos e campos de trabalho surgiram a partir da Antroposofia. Escolas, empresas, clínicas, hospitais, fazendas, bancos, farmácias, consultorias em desenvolvimento organizacional, centros de desenvolvimento humano, centros religiosos, lares, abrigam um formidável entrelaçamento de pessoas que almejam incluir livremente no seu dia a dia a dimensão da espiritualidade, visando o próprio desenvolvimento, assim como contribuir para um mundo melhor.